Importância da precificação

Importância Da Precificação 2 - Contabilidade em Salvador - BA

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sabemos que uma das maiores dificuldades dos empreendedores atualmente é realizar a precificação de seus produtos e/ou serviços de forma correta, já que estabelecer os preços nem sempre é uma tarefa fácil!

Por não ter uma estratégia bem definida ou por falta de conhecimento do que deve ser analisado na hora da precificação, muitos empreendedores erram na hora de colocar seus preços e isso pode ser um problema extremamente perigoso para a saúde da empresa.

Um dos principais e mais famosos erros que o empreendedor comete na hora da precificação é copiar os preços da concorrência. Poderia ser uma estratégia bem prática, já que os produtos e/ou serviços pertenceriam ao mesmo ramo, certo? Não! Mas por que isso é errado? 

Ao copiar o preço da concorrência, o empreendedor não leva em conta suas próprias despesas, que podem, e na maioria das vezes são, diferentes das despesas dos concorrentes. Levando em conta o aluguel do espaço, a quantidade de funcionários, junto aos salários e os custos fixos que cada um tem com o seu negócio todos os meses é possível notar que o custo total deve ser diferente daquele que a concorrência apresenta. Fazendo isso resulta-se em perder a lucratividade, pois o preço não será suficiente para cobrir seus custos e perder a competitividade, pois poderá ser cobrado mais do que deveria no produto e/ou serviço.

Além desse erro ainda são comuns:

1. Precificação muito abaixo do mercado

Colocar o menor preço não é uma boa estratégia, essa estratégia irá trazer diversos prejuízos para a sua empresa. Por isso o preço deve ser justo e suficiente para garantir que você tenha lucro

2. Não contabilizar as despesas fixas do negócio

O aluguel da loja, a conta de luz e os gastos com salários de funcionários são algumas despesas que provavelmente seu negócio tenha, certo? Se você não considerar esses gastos, você vai errar na hora da precificação. Além de levar em conta o quanto você gastou para comprar ou produzir alguma coisa, é preciso somar com isso o custo operacional para manter seu negócio ativo.

A precificação vai muito além de analisar somente os custos do produto, devem ser analisados também os impostos que deverão ser pagos, o lucro e investimentos previstos, por exemplo.

Obs: Depois que você analisar tudo isso você deve comparar seu preço com o dos concorrentes! 

 

Em suma, para realizar uma precificação correta, você precisa:

  • Custos fixos:saber quanto a sua empresa gasta para produzir o produto e/ou serviço;
  • Custos variáveissaber quanto a sua empresa gasta para vender o produto e/ou serviço;
  • Lucro:saber qual retorno financeiro você quer ter ao vender o produto e/ou serviço;
  • Impostos: saber quais os impostos deverão ser pagos; 
  • Mercado: saber qual é o valor praticado pelo mercado para o mesmo produto e/ou serviço.

 

Além disso, o empreendedor também precisa considerar a percepção de valor que o cliente tem em relação ao produto e/ou serviço. Se não fizer isso, a chance de colocar um preço errado no seu produto será enorme.

 

Agora que já mostramos como a precificação é super importante para o sucesso da sua empresa, abordaremos 3 problemas causados pela precificação de produtos errada:

 

  • Desvalorização do produto no mercado

Uma das formas que um produto é valorizado no mercado é através do valor com que é observado pelo consumidor. Definir um preço muito abaixo do mercado prejudica seriamente a visão do cliente em relação ao produto.

 

  • Atrapalha o desenvolvimento das tarefas operacionais

Como a precificação está errada, o valor dos custos operacionais acaba não sendo considerado. Não pensar nos custos operacionais na hora de desenvolver um preço pode causar prejuízos no dia a dia da empresa.

 

  • Prejuízo no pagamento de impostos

Sabemos que todo produto ou serviço possui impostos embutidos. Pensando nisso, o preço cobrado pelo produto e/ou serviço deve levar em consideração os impostos presentes.

 

Os 3 benefícios da precificação bem feita:

  • Atender aos clientes;
  • Definir o público-alvo;
  • Enfrentar a concorrência.

Tenha uma coisa em mente: preços muito altos podem fazer com que sua empresa perca clientes para a concorrência e preços muito baixos podem até trazer mais clientes para a sua empresa, mas junto a isso também trará prejuízos. Com uma precificação inadequada dificilmente você terá lucro

Pense nisso!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dominio Atendimento - Contabilidade em Salvador - BA

[Tutorial] Solicitação de Férias no Domínio Atendimento

Passo a passo de cadastro de solicitação para cálculos de férias Acesse o menu SOLICITAÇÕES, clique em CÁLCULO DE FÉRIAS; Para realizar uma solicitação de cadastro de cálculo de férias, clique no botão [Incluir Solicitação]; O campo EMPRESA, será informado

Whatsapp Image 2021 02 26 At 08.36.24 - Contabilidade em Salvador - BA

Preço e Valor: Você sabe a diferença?

Quando queremos perguntar quanto custa um produto/serviço nos falamos: Qual o valor disso? Mas você sabia que está incorreto utilizar o termo valor nessa situação? Continue a leitura e entenda de uma vez por toda a diferença entre esses dois

Whatsapp Image 2021 02 17 At 11.23.54 - Contabilidade em Salvador - BA

Qual é o melhor para você: CLT ou PJ?

A forma como a contratação da pessoa é oficializada é a principal diferença entre os dois regimes trabalhistas. Mas, para responder a essa pergunta, você deve saber o que cada um significa, bem como suas vantagens e desvantagens. Continue com

Cnpj - Contabilidade em Salvador - BA

Como e porquê abrir um CNPJ

Empreendedor, você sonha em abrir a sua própria empresa ou já possui um negócio informal e não vê a hora de formalizar para dar um passo adiante no mundo do empreendedorismo?   Isso é possível! Mas como?   Bom, o

Importância Da Precificação 2 - Contabilidade em Salvador - BA

Importância da precificação

Sabemos que uma das maiores dificuldades dos empreendedores atualmente é realizar a precificação de seus produtos e/ou serviços de forma correta, já que estabelecer os preços nem sempre é uma tarefa fácil! Por não ter uma estratégia bem definida ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Open chat